A Humanidade em Outra Escala

O trabalho do artista Flávio Cerqueira se configura em sua maior parte pela tridimensionalidade e mostra um fascínio pelo escultórico e o objetual. Dessa forma revela o seu repertório, na qual através de suas esculturas promove um choque de referências, tanto de conteúdos específicos do campo da arte quanto de assuntos mais diversos.

As esculturas de Flávio Cerqueira apresentam figuras humanas presas ao mesmo tempo a uma realidade certa vezes cruel e dura como também a um imaginário que possibilita estados de ficção e situações fantásticas. O artista potencializa uma falsa fragilidade às esculturas através de um acabamento plástico e técnico que forja um revestimento de porcelana a suas peças, como se as mesmas tivessem sido produzidas com este material, mas pelo contrário são de materiais muitas vezes muitos menos leves e mais brutos.

Seus trabalhos apontam para uma força poética potencializada pelo uso de tons ora irônicos e sarcásticos, ora melancólicos e sensíveis. Seus pequenos personagens estão em estado de “single  image”, em pausa, atores em cenas congeladas, revelando a complexidade da vida e do mundo. Na verdade esses pequenos homens não são fantoches ou bonecos de um simples jogo produzido pelo artista, tem vida própria, ganham vida quando ocupam um espaço, mesmo que inertes, mas dão a cada novo lugar que habitam temporariamente uma noção de corpo, de existência.

Essa micro sociedade criada por Flávio Cerqueira tensiona questões políticas, culturais, sociais e íntimas. São arquétipos, metáforas, projeções de nós mesmos, pessoas de carne e osso. O artista nos revela como na verdade é difícil ver a si próprio, seja de outro ângulo, seja em outra escala.

Bruno Mendonça

 

Humanity on Another Scale

 

The greater part of the work of artist Flávio Cerqueira is configured by tridimensionality and shows a fascination for the sculptural and the objectual. Here we find his repertoire in which, through his sculptures, he promotes a clashing of references, both in terms of the specific contents of the field of art as well as wider ranging subjects.

Flávio Cerqueira’s sculptures present human figures simultaneously bound to a sometimes cruel and tough reality as well as to an imaginary realm that allows for fictional states and fantastic situations. The artist enhances the false fragility of the sculptures through an artistic and technical finishing that gives his pieces a porcelain coating, as though they were made of this material, but really they are often made of heavier and cruder materials.

His works point to a poetic power magnified by the use of tones that are sometimes ironic and sarcastic, sometimes melancholic and sensitive. His small characters are in a “freeze frame” state, in pause, actors in frozen scenes, revealing the complexity of both life and the world. Actually, these small men are not marionettes or dolls from a simple game produced by the artist, rather, they have their own lives, they come to life when they occupy a space; even when motionless, they impart to the surrounding space a temporary notion of body, of existence.

This microsociety created by Flávio Cerqueira involves political, cultural, social and intimate questions. They are archetypes, metaphors, projections of ourselves, people of flesh and bone. The artist reveals to us how truly difficult it is to see ourselves, either from another angle, or on another scale.

 

Bruno Mendonça