Foto @ Romulo Fialdini
Flavio Cerqueira, 1983 nasceu em São Paulo, Brasil, onde vive e trabalha. É doutorando em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista-UNESP. Trabalha com os processos tradicionais de fundição em bronze e tem a figura humana como protagonista de sua poética.
Cerqueira explora de maneira única narrativas pessoais, históricas e por vezes ficcionais para problematizar questões de classe, identidade, raça e gênero. A presença de objetos do cotidiano, como espelhos, livros, sinalização de trânsito ou escritas de pichação cria tensão com as figuras humanas de bronze fora de escala em uma tentativa de desfocar as fronteiras entre a escultura, o espaço arquitetônico e o espectador. Cerqueira usa a escultura como ferramenta para imobilizar o instante, o momento do fragmento de uma ação, onde o espectador se torna coautor na produção de significados para dizer que a narrativa tem um inicio com finais diferentes.
O trabalho de Cerqueira tem sido destaque em inúmeras exposições coletivas no Brasil e no exterior, incluindo, principalmente, Histórias Afro Atlânticas, National Gallery of Washington (2022) The Museum of Fine Arts Houston (2021), MASP – São Paulo, Brasil (2018); Queermuseu, Santander Cultural, Porto Alegre, Brasil (2017); South / South Let me Begin again, Goodman Gallery Cape Town, África do Sul (2017). 10ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre, Brasil (2015); Resignification, Museu Stefano Bardini, Florença, Itália (2015);
Suas obras podem ser encontradas em importantes coleções do Brasil, como Instituto Inhotim, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), Pinacoteca do Estado de São Paulo, do Museu Afro Brasil, do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) e do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) entre outros.
Flávio Cerqueira, 1983 was born in São Paulo, Brazil where he lives and works. He is a PHD student in Visual Arts from Universidade Estadual Paulista – UNESP. He works using traditional processes of bronze sculpting and explores the human figure as the protagonist in his poetic.
Cerqueira uniquely explores personal, historical and sometimes fictional narratives, to problematize issues of class, identity, race and gender. The presence of everyday objects such as mirrors, books, traffic signs or graffiti writings creates tensions between the bronze figures out of human lifesize, in an attempt to blur the boundaries between the sculpture, the architectural space and the spectator. Cerqueira uses the sculpture as a tool to freeze the frame of an action, where the viewer becomes a co-author in the production of contexts to say that the narrative has a beginning with different endings.
Cerqueira’s work has been featured at countless group exhibitions in Brazil and abroad, including most notably at the Afro-Atlânticas Histories, National Gallery of Washington (2022) The Museum of Fine Arts Houston (2021), MASP – São Paulo, Brasil (2018); Queermuseu, Santander Cultural, Porto Alegre, Brazil (2017); South / South Let me Begin again, Goodman Gallery Cape Town, South Africa (2017). 10ª Bienal do Mercosul, Porto Alegre, Brazil (2015); Resignification, Stefano Bardini Museum, Florence, Italy (2015).
His works can be found in important collections in Brazil, such as those of theInstituto Inhotim, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), Pinacoteca do Estado de São Paulo, do Museu Afro Brasil, do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) e do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) and among others.
nasceu em (born in) São Paulo, Brasil, 1983.
vive e trabalha em (lives and works in) São Paulo, Brasil.
Formação [Education]
2022 – Doutorando em Processos e Procedimentos – Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – UNESP
2019 – Mestre em Processos e Procedimentos – Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – UNESP
2005 – Licenciatura, Habilitação Plena em Artes Plásticas – Faculdade Paulista de Arte -FPA
Ensino [Teaching]
2022 – 2023
Linguagem Tridimensional I e II – Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho – UNESP
exposições individuais [solo exhibitions]
2021
Um mundo de cada vez, Galeria Leme, São Paulo – Brasil
2019
A escultura no flagrante da ação, Periscópio Arte Contemporânea, Belo Horizonte-MG.
A escultura no flagrante da ação, Galeria do Instituto de Artes – UNESP, São Paulo – SP.
2016
Se precisar, conto outra vez, Galeria Casa Triângulo, São Paulo, Brasil.
2015
Eu vi o mundo e ele começa dentro de mim, Paço das Artes, São Paulo – SP.
2014
Um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar, SESC Teresópolis, Rio de Janeiro,Brasil.
2013
Ensimesmados, Casa Triângulo, São Paulo , Brasil.
2011
Flávio Cerqueira, Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manoel Gismondi, Ribeirão Preto, São Paulo.
Foi assim que me ensinaram/ Nós que aqui estamos por vós esperamos, Carpe Diem Arte e Pesquisa Curadoria de (curated by) Paulo Reis, Lisboa, Portugal.
2010
Ex Corde, Museu de Arte Contemporânea de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.
exposições coletivas [group exhibitions]
2024
Dos Brasis, SESC Quitandinha, Rio de Janeiro – RJ
Encruzilhadas da Arte Afro Brasileira, Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte – BH
Aproximações , MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto – SP
Direito a Memória: Arte afrobrasileira, indígena e outros modernismos, Casa Zalszupin , São Paulo – SP
2023
Encruzilhadas da Arte Afro Brasileira, Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – SP.
Brasil Futuro: Formas da Democracia, Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro – RJ.
Afro – Atlantic Histories, Dallas Museum of Art – Texas – USA.
Apaixonados, Galpão da Lapa – São Paulo – SP
A(u)tos: A(u)to 1 Centro Cultural São Paulo – São Paulo – SP
Dos Brasis, SESC Belenzinho, São Paulo – SP
Toda vez que se fura uma obra, muitas outras surgem, Galeria do Supremo Tribunal Federal, Brasilia – DF
Acervo em Movimento, Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS. Porto Alegre- RS
Brasil Futuro: Formas da Democracia, Solar do Ferrão, Salvador – BA
Carolina Maria de Jesus : um Brasil para os brasileiros, Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro – RJ.
Brasil Futuro: Formas da Democracia, Casa das Onze Janelas, Belem – PA
Brasil Futuro: Formas da Democracia, Museu Nacional da República, Brasilia – DF
2022
Afro – Atlantic Histories, Los Angeles County Museum of Art – Los Angeles – USA.
Afinidades II: Elas!. Museu Oscar Niemeyer , Curitiba – Paraná – PR
Até onde a vista alcança, MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto – São Paulo – SP
Carolina Maria de Jesus : um Brasil para os brasileiros, SESC São José do Rio Preto – São Paulo – SP.
Carolina Maria de Jesus : um Brasil para os brasileiros, SESC Sorocaba – São Paulo – SP.
Presença Negra no MARGS, Museu de Arte do Rio Grande do Sul, Porto Alegre – RS.
Brasilidades Pós Modernismo 1922-2022, Centro Cultural Banco do Brasil, Belo Horizonte – MG
Contramemória, Teatro Municipal, São Paulo – SP
Afro – Atlantic Histories, National Gallery of Art – Washington – DC -USA.
Lugar Comum, MAC USP, São Paulo-SP.
Vários 22, Galeria 132, São Paulo – SP
Brasilidades Pós Modernismo 1922-2022, Centro Cultural Banco do Brasil, Brasília – DF.
Espelho Labirinto, Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília – DF.
2021
Afro-Atlantic Histories, The Museum of Fine Arts, Houston – USA.
Brasilidades Pós Modernismo 1922-2022, Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – SP.
Carolina Maria de Jesus : um Brasil para os brasileiros, Instituto Moreira Sales – São Paulo – SP.
Brasilidades Pós Modernismo 1922-2022, Centro Cultural Banco do Brasil Rio de janeiro – RJ.
Tudo tem espirito, eu era carne agora sou navalha, Solar da Marquesa de Santos – SP
2020
Construção, Mendes Wood DM, São Paulo – SP.
2019
Projeto Limite, Museu de Arte de Ribeirão Preto, São Paulo – SP
Do volume e do espaço: Modos de Fazer, Casa de Cultura do Parque, São Paulo – SP.
Acervo em Movimento, Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS. Porto Alegre- RS.
Entre Acervos, Galeria de Artes Antonio Sibasolly, Anápolis – GO
2018
Arte para sentir, curadoria [curated by] Isabel Portela, Caixa Cultural, Brasília – DF.
Open Spaces, UMKC, curadoria [curated by] Dan Cameron, Kansas City, Missouri – EUA.
Queer Museu, Parque Lage, curadoria [curated by] Gaudêncio Fidelis, Rio de janeiro – RJ.
Arte para sentir, curadoria [curated by] Isabel Portela, Caixa Cultural, São Paulo – SP.
Entre Acervos, Palácio das Artes, Belo Horizonte – MG.
Histórias Afro-Atlanticas, MASP, São Paulo – SP.
Resignifications – The black mediterranean, Zisa Zona Arti Contemporanee, Curadoria [Curated by] Awam Amkpa, Palermo – Italy.
O inquietante, Verve Galeria, São Paulo – SP
2017
Contraponto – Coleção Sergio Carvalho, Museu Nacional da República, curadoria [curated by] Tereza Arruda, Brasília, Brasil
Queer Museu, Santander Cultura, curadoria [curated by] Gaudêncio Fidelis, Porto Alegre – RS.
Metrópole:Experiência Paulistana, Estação Pinacoteca, curadoria [curated by] Tadeu Chiarelli, São Paulo, SP.
South/South Let me Begin Again, Goodman Gallery curadoria [curated by] Lara Koseff e Renato Silva, Cape Town, South Africa.
2016
Os muitos e o um, curadoria [curated by] Robert Storr, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo-SP.
Monumental – Arte na Marina da Glória, curadoria [curated by] Marc Pottier, Rio de Janeiro-RJ.
Paralaxe, Espaço Cultural a Fabrika, Curitiba – PR.
Vértice, Centro Cultural dos Correios, São Paulo-SP.
2015
10ª Bienal do Mercosul – Mensagens de uma Nova América, curadoria de [curated by] Gaudêncio Fidelis, Porto Alegre – RS.
Territórios : Artistas afrodescendentes no acervo da Pinacoteca curadoria de [curated by] Tadeu Chiarelli, Estação Pinacoteca, São Paulo, SP.
Vértice, Centro Cultural dos Correios, Rio de Janeiro, RJ
A Casa, Curadoria [curated by] Katia Canton, MAC USP, São Paulo-SP
TRIO Bienal de Escultura, Curadoria [curated by] Marcus Lontra, Parque das Ruinas, Rio de Janeiro-RJ.
Intervenções Bradesco ArtRio, Museu da República, Rio de Janeiro RJ.
Ichariba Chode Brazilian Contemporary Art, Plaza North Gallery, Saitama, Japão.
Vértice, Centro Cultural dos Correios, Brasília-DF
Resignifications, Museu Stefano Bardini, curadoria de [curated by] Awam Amkpa Florença, Itália.
Museu Espaço Sensível, Museu Histórico e Artístico de Planaltina, Brasília, Brasil
2014
65º Salão Paranaense, Museu de Arte Contemporânea do Paraná – MAC, Curitiba, Brasil
Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas, curadoria de [curated by] Janaina Melo e Paulo Herkenhoff Museu de Arte do Rio [MAR], Rio de Janeiro, Brasil
Entrecopas, Museu Nacional do Conjunto Cultural da Repúnlica, Brasília, Brasil
Casa Triângulo no Pivô, Pivô Arte e Pesquisa, São Paulo Brasil.
Eclipse, Pinacoteca de São Caetano do Sul, São Paulo, Brasil.
Entre dois Mundos, curadoria de [curated by] Emanoel Araujo, Museu Afro Brasil, São Paulo, Brasil.
Duplo Olhar -Coleção Sérgio Carvalho, curadoria de [curated by] Denise Mattar, Paço das Artes, São Paulo, Brasil
2012
Situações Brasília – Prêmio de Arte do Distrito Federal, Museu da República, Brasília, Brasil.
II Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea, Brasília, Brasil.
2011
Nova Escultura Brasileira, Centro Cultural da Caixa, Rio de Janeiro, Brasil.
O MARP e o corpo da arte, Museu de Arte de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.
16º Bienal de Cerveira, curadoria de [curated by] Paulo Reis, Cerveira, Portugal.
Como o tempo passa quando agente se diverte, curadoria de [curated by] Josué Mattos, Casa Triângulo, São Paulo, Brasil.
Boîte invaliden, Invaliden 1 Galerie, Berlin, Germany.
62º Salão de Abril, Fortaleza, Ceará, Brasil.
2010
O Silêncio, curadoria de (curated by) Paula Braga, Zipper Galeria, São Paulo, Brasil.
PhotoFidalga, Modern Art Center Kulanshi, Astana, Kazakhstan.
X Bienal do Recôncavo, Centro Cultural Dannermann, São Felix, Bahia, Brasil.
Arte Pará 2010 Museu do Estado do Pará, Belém, Pará, Brasil.
Incompletudes, curadoria de [curated by] Mario Gioia, Galeria Virgílio, São Paulo, Brasil.
PhotoFidalga, Espaço T Quase Galeria, Porto, Portugal.
35º SARP – Salão de Arte de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.
Summer Calling, Galeria 3+1 Arte Contemporânea, Lisboa, Portugal.
Fidalga no Paço, Paço da Artes, São Paulo, Brasil.
19º Encontro de Artes Plásticas de Atibaia, Atibaia, São Paulo, Brasil.
9º Salão Nacional de Arte de Jataí, MAC Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.
38º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, Santo André, São Paulo, Brasil.
61º Salão de Abril, Fortaleza, Ceará, Brasil.
Em Obras, Passagem Literária da Consolação, São Paulo, Brasil.
2009
Coletiva – Galeria Nuvem, São Paulo, Brasil.
Em torno de nos limites da arte – FUNARTE, curadoria de [curated by] Ricardo Resende, São Paulo, Brasil.
37º Salão da Primavera, MAM Rezende, Rezende, Rio de Janeiro.
Ateliê Fidalga 55 artistas – São Paulo, Galeria Carlos Carvalho, Lisboa, Portugal.
Photo Fidalga – Carpe Diem Arte e Pesquisa, Lisboa, Portugal.
57º Salão de Belas Artes de Piracicaba, São Paulo, Brasil.
25º Salão de Artes Plásticas de Rio Claro, São Paulo, Brasil.
8º Salão Nacional de Arte de Jataí, Mac Jataí, Goiás, Brasil.
V Salão de Artes Plásticas de Suzano, São Paulo, Brasil
prêmios [prizes]
2022
CAPES – Bolsa de Doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.
2017
CAPES – Bolsa de Mestrado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP.
2014
Concurso de Apoio a Projetos de Arte Visuais – PROAC/ 2014.
2012
Prêmio Aquisição – II Premio Itamaraty de Arte Contemporânea, Brasília, Brasil.
2010
Prêmio Aquisição – X Bienal do Recôncavo, São Felix, Bahia, Brasil.
Premio Aquisição – 35º Salão de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manoel Gismondi, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.
Menção Honrosa – 19º Encontro de Artes Plásticas de Atibaia, Atibaia, São Paulo, Brasil.
Premio Aquisição – 9º Salão Nacional de Arte de Jataí, Jataí, Goiás, Brasil.
2009
Medalha de Prata – 57º Salão de Belas Artes de Piracicaba, Piracicaba, São Paulo, Brasil.
Menção Honrosa – V Salão de Artes Plásticas de Suzano, Suzano, São Paulo, Brasil.
residências [residencies]
2022
Delfina Foundation, Londres – UK
2018
Kansas City Art Institute, Kansas City, Missouri, Estados Unidos.
2015
8th. C.A.J. Artist in Residency Program 2015 CAJ – A.I.R., Saitama, Japão.
2010/2011
Carpe Dien Arte e Pesquisa, Lisboa, Portugal.
coleções permanentes [permanent collections]
Centro Cultural Dannermann, São Félix, Bahia – Brasil.
Instituto Inhotim, Brumadinho – Brasil.
Instituto Itaú Cultural, São Paulo – Brasil.
Itamaraty, Ministério das Relações Exteriores, Brasília – Brasil.
Fundação Edson Queiroz, Ceará – Brasil.
Museu Afro Brasil, São Paulo – Brasil.
Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC – USP), São Paulo – Brasil.
Museu de Arte Contemporânea de Jataí (MAC Jataí), Goiás – Brasil
Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manoel Gismondi (MARP), Ribeirão Preto, São Paulo – Brasil.
Museu de Arte do Rio Grande do Sul, MARGS, Porto Alegre – Brasil.
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), São Paulo – Brasil.
Museu Nacional da República (MUN), Brasília – Brasil.
Museu Oscar Niemeyer (MON), Curitiba – Brasil.
Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo – Brasil.
Rennie Museum, Vancouver – Canadá
Universidade do Missouri Kansas City (UMKC), Kansas City, MO – USA.
Usina de Arte, Pernambuco – Brasil.